"A Contribuição da família para o sucesso do servo de Deus."



Shalom Amados! 
Hoje gostaria de compartilhar com vocês, uma palavra que Deus deu para uma pessoa muito querida e especial para mim!

Damaris - Ministra de Louvor de excelência, amorosa, amiga, conselheira e etc... Me faltam palavras mesmo! 
Deus usou muito a vida da Damaris para me ensinar. Hoje estamos morando em lugares diferentes, mas mesmo a distância, ainda sou abençoada através da vida dela. A prova disso é essa palavra que recebi e vou compartilhar com vocês!
Esperam que sejam abençoados!!!

 “A Contribuição da família para o sucesso do servo de Deus.”

Texto base: Êxodo 2: 1-10

Meditar sobre a história da família de Moisés e sua participação no cumprimento do seu chamado.

Sua família era composta por 4 pessoa: Anrão, Joquebede, Miriã e Arão.

Contexto da história: Moisés nasceu no momento de maior opressão de seu povo. Passou perigo de morte, porém Deus o livrou, porque ele nasceu para um propósito. Ele foi escolhido para ser libertador de seu povo. Moisés foi mediador da antiga aliança, estando entre Deus e Israel, tipificando Cristo, o mediador da nova aliança.

Repetir: “eu nascei para um propósito” e preciso descobrir qual é.

Vamos analisar alguns pontos importantes dessa história:

1º: A família de Moisés era temente a Deus. (Ex.1: 17- as parteiras temeram a Deus e não mataram os meninos recém-nascidos).

A consequência do temor de Joquebede foi que Deus deu a ela uma estratégia infalível. Ela seguiu essa estratégia e teve seu filho poupado da morte.

Se nos dispusermos a temer a Deus, Ele nos dará estratégias para livrar nossos filhos e família, das garras da morte; da bandidagem, das drogas, prostituição, alcoolismo etc.

2º: Joquebede e Miriã protegeram a Moisés.

A família cristã deve proteger seus membros.

A cena do cesto sendo colocado no rio Nilo, com Moisés dentro, nos remonta aos acontecimentos atuais, em que crianças estão sendo abandonadas por suas mães e famílias, de forma tão cruel. Entretanto, o episódio com Moisés foi totalmente antagônico a esses, pois foi direcionado pelo Espírito Santo, para que os planos de Deus se cumprissem.

O que vemos hoje, não só no mundo, mas também no meio cristão, infelizmente, são famílias se autodestruindo. Famílias que ao invés de se protegerem estão se expondo, se desrespeitando, se difamando, traindo-se, invejando-se, etc. Como Joquebede, tome a atitude de proteger a vida de seus queridos; não permita que outros falem mal ou maltratem os seus.

3º A família de Moisés reconheceu seu chamado.

a) Seus irmãos, Arão e Miriã, não só apoiaram a Moisés, como também andaram juntos com ele por toda a vida.

Hoje, vemos que muitos ministros de Deus, pastores, obreiros andam sozinhos, pois não têm o apoio de suas famílias em seus ministérios.

Precisamos incentivar e apoiar nossos familiares em seus projetos e ministérios. Para aqueles que não têm esse apoio, Deus certamente usará os de fora da família para ajudá-los. Mas Deus ama a família, e quer fazer dela uma bênção. Fique certo de que nos dá prazer ver o sucesso dos nossos familiares quando sabemos que temos uma participação nisso, que contribuímos de alguma forma. Não se contente em apenas ser abençoado, mas também seja uma benção na vida de outros!

b) Arão foi designado por Deus para ser profeta de Moisés (ver: 7: 1-2)

Por que Moisés não sabia falar bem, Deus institui Arão como seu intérprete. Talvez fosse Arão mais preparado, humanamente falando, para assumir a missão, porém, Moisés havia tido uma experiência com Deus, ou seja, ele tinha relacionamento com Deus, e isso fazia a grande diferença.  Deus lhe deu autoridade para tal missão.

Com relação a Arão, ver: Ex. 32 que narra o relato do vacilo de Arão, o bezerro de ouro. Arão não teve autoridade para conter o povo revoltoso e cedeu às pressões.

É assim no corpo de Cristo. Deus chama não aqueles que parecem estar prontos, capacitados, mas sim capacita os que Ele escolhe, os que chama para Sua obra.

Ainda que você não se sinta capaz, Creia! Pois se for preciso, Deus levantará um porta-voz para você, porque ele é fiel para cumprir as suas promessas. Mas queira estar no lugar que Deus quer te colocar, queira o ministério que ele tem reservado pra você.

Todos têm o seu lugar no Reino.  

Em Nm. 12, lemos o relato da sedição ou revolta de Miriã e Arão. Os motivos: ciúmes e inveja.

Arão e Miriã tinham seu lugar, e eram muito importantes na vida e missão de Moisés. Contudo, como qualquer família, eram passivos de erros. Deus teve que interferir naquela questão, do contrário, eles poderiam atrapalhar o agir de Deus. Se seus queridos erraram com você, apenas entregue ao seu advogado, Jesus, e creia que ele agirá em seu favor e colocará todas as coisas nos seus devidos lugares novamente.

Para aqueles que erraram com os seus, o caminho é o arrependimento e a conversão, o pedido de perdão, o retorno às boas obras....

Deus quer que sejamos Famílias Benditas sobre a terra. (Is. 61:9)

Lembremos: devemos temer à Deus, saber que nascemos com um propósito, nos proteger uns aos outros, crer que Deus tem uma missão pra cada um, que todos têm seu lugar no Reino.

Deixemos-nos ser usados por Deus para ser ponte que leve outros ao sucesso, em todas as áreas. Não só na família carnal, como também na espiritual, que é a igreja de Cristo.

Deus nos abençoe,
Damaris Freitas de Matos

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

AlinyLany Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados